domopor

sistemas de domótica

portfólioportfolio.html
instalações especiaisInst_Especiais.html
efic.energéticaeficiencia.html
haccp-TCStcs.html
cctvcctv.html
controlo acessoscontroloAcessos.html
cortina fumosfumos.html
homeHome.html
funcionalidades
 

Soluções de Segurança


Detecção de intrusão por movimento – ao detectar intrusão numa das zonas protegidas, é accionada uma chamada telefónica para o proprietário e accionado o alarme sonoro.


Detecção intrusão por janelas abertas – detecta a abertura de qualquer janela de casa que possua contactos magnéticos, podendo accionar o sistema de segurança. Ao sair de casa o proprietário poderá ser avisado se há janelas abertas.


Simulação de presença - em situações de ausência de pessoas em casa (férias ou períodos mais alargados), é possível simular a actividade de pessoas, mediante a activação da iluminação, do sistema de som, subida ou descida de estores, ou qualquer outro equipamento doméstico pertencente ao circuito de presença.

Detecção incêndio – o sistema detecta o início de um incêndio, activando o alarme sonoro e realizando chamadas telefónicas para alertar o proprietário.


Detecção de fuga e corte de fornecimento de gás – o sistema detecta  fuga de gás, actuando de imediato sobre uma electroválvula que cortará o fornecimento de gás na casa, realizando chamadas telefónicas para alertar o proprietário.


Detecção de inundação e corte de fornecimento de água – o sistema detecta fugas de água, actuando de imediato sobre uma electroválvula que cortará o fornecimento de água na casa, realizando chamadas telefónicas para alertar o proprietário.


Falha de energia eléctrica - nestes casos também o alarme poderá ser accionado com a realização de chamadas telefónicas para alertar o proprietário da ocorrência, assim como ser accionado dispositivos de iluminação de segurança ou outras funções de segurança pessoal, que ficam activas por um determinado período de tempo.
Os alarmes não podem deixar de funcionar por falta de fornecimento de energia eléctrica e por outro lado poder-se-á evitar perdas e danos derivados do não funcionamento de alguns electrodomésticos como o congelador, frigorifico, etc.

Sistema anti-pânico - caso surja alguma situação inesperada com algum idoso ou incapacitado, (podendo estar ou não mais alguém em casa), é possível accionar um alarme sonoro e em simultâneo realizar chamadas telefónicas para alertar o proprietário da ocorrência.


Avisos telefónicos – o proprietário é informado por telefone (requer instalação linha telefónica ou placa GSM) sobre os alarmes accionados com a informação do tipo de ocorrência.


Sistema de alimentação independente – em situações de corte de energia eléctrica, o sistema através da bateria que possui, garante o funcionamento da central por um período determinado de tempo.


Sinalização acústica – em caso de alarme a sirene interior e/ou exterior será activada e em simultâneo é accionada uma chamada telefónica para o proprietário com a ocorrência.


Rota de passagem – é possível definir uma rota de passagem na qual não há interferência com o sistema de segurança. De entre várias aplicações possíveis, ao deitar poderá armar o sistema de segurança de toda a habitação, excepto nas zonas que intermedeiam os quartos e os wcs, por forma a que durante qualquer ida ao wc ao longo da noite não interfira com os detectores de movimento.




Soluções de Conforto e Economia

Climatização - controlar o sistema de climatização por divisões ou zonas, definindo temperaturas para cada hora do dia e para cada zona. Caso se verifique a abertura de uma qualquer janela, poderá a climatização parar automaticamente até que a janela seja fechada, evitando gastos desnecessários. A activação e desactivação poderá ser efectuada via telefone móvel ou Internet de qualquer parte do mundo.

Programação de electrodomésticos - a programação de electrodomésticos ou outros equipamentos ligados à tomada eléctrica, são passíveis de programação directa ou remotamente por meio de uma chamada telefónica.

Controlo de janelas e estores - poder-se-á abrir e fechar janelas, subir e descer estores motorizados, de forma automática, em função da temperatura e luminosidade exterior, ou em função da saída ou entrada em casa. A partir de um comando central local ou a partir de uma chamada telefónica é possível efectuar este controlo.

Controlo de sistema de rega - em função da humidade medida no solo, poderá controlar a rega de forma automática ou através de uma chamada telefónica. É possível estabelecer um programa pré-definido de rega e também para uma determinada zona específica.

Controlo de iluminação - por falta de luminosidade, detecção de presença ou com a intenção de realizar variações de luz ou cenários pré-definidos, tanto no interior como no exterior, é possível activar a iluminação de forma automática ou por intermédio de uma chamada telefónica,.


Telecomando manual para controlo local – controlo remoto de todas as funcionalidades (luzes, estores, aquecimento, climatização, segurança, cenários, entretenimento, etc.) através do telecomando de infravermelhos, a partir do conforto do sofá da sala ou da suite.


Economia - Por via de um controlo inteligente da climatização, iluminação, dos electrodomésticos e de outros equipamentos eléctricos, a automação da casa permite uma gestão eficaz dos consumos de água, energia e gás, ou seja uma efectiva redução de custos.


Valorização - Um imóvel inteligente a nível tecnológico e energético trará maiores benefícios para o cliente final e valoriza-o junto do mercado.



Soluções de Comunicação


Controlo do sistema via telemóvel ou Internet - todo o sistema pode ser controlado à distância via telemóvel ou PC ligado à Internet, programando as mais diversas funções ou activando e desactivando os vários dispositivos.


Integração do video-porteiro com rede interna de TV - a partir do televisor poderá visualizar quem toca à porta da entrada e abrir a porta sem se levantar do sofá.


Rencaminhamento vídeo-porteiro – em situação de ausência de casa com a central de segurança activada, a chamada de vídeo porteiro poderá ser atendida num telemóvel em qualquer parte do mundo.

Experimente em casa um mundo de conforto e bem-estar

A domótica é um sistema inteligente programado para operar dispositivos eléctricos dentro e fora de casa com o objectivo de aumentar o conforto e o bem-estar. Oferece também maior segurança e economia no consumo energético.
Domótica

Alarme de Intrusão


A Cytech Confort inclui um completo e avançado sistema de alarme de intrusão, com controlo por telefone ou internet, através de um sistema de automação residencial muito prático de utilizar.


O sistema de segurança pode ser armado para vários modos como modo Away (ninguém em casa), modo Noite (ao deitar), modo Dia (portas e janelas armadas), ou modo de Férias (luzes, estores e aparelhos activados de forma semi-aleatória).


Em caso de alarme, o sistema pode ligar para 8 números de telefone diferentes, incluindo para uma central receptora de alarmes, telefones fixos ou móveis, dando indicação da ocorrência do alarme.


Cada tipo de alarme (a Comfort dispõe de 31 tipos de alarme pré-programado como intrusão, falha de energia, incêndio) pode ser programado para ligar para qualquer combinação de oito números de telefone - por exemplo, para os alarmes de intrusão deverá ligar para a central receptora de alarmes e para o proprietário, no caso de bateria fraca deverá ligar para a empresa de instalação, no caso de fogo para o filho que é bombeiro, etc.


A partir de qualquer parte do mundo poder-se-á verificar se ficaram luzes acesas em casa ou aparelhos ligados. Poderá controlar a sua casa e armar o sistema de segurança, caso se tenha esquecido.


O sistema de segurança e os vários equipamentos existentes em casa poderão comunicar para agir de maneira inteligente, de modo que, por exemplo, quando o sistema está armado para Away Mode, todas as luzes, ar condicionado ou outros aparelhos podem ser desligados, ou quando chega a casa à noite, a luz da entrada principal pode ser activada automaticamente. Este é o benefício da integração.

Cytech Confort é um poderoso sistema de domótica que integra um avançado sistema de Segurança com a Automação integral de uma casa, como o controlo de iluminação, electrodomésticos, estores eléctricos, aquecimentos, ar condicionado, vídeo porteiro, rega ou qualquer outro equipamento eléctrico,  a partir de qualquer telefone, teclado local, telecomando remoto, computador ou através da internet. 


A elevada capacidade de comunicação remota desta solução permite manter o contacto com a casa onde quer que se encontre, a partir de qualquer parte do mundo.

Automação


A Cytech Comfort controla a iluminação, electrodomésticos, cortinas, aquecimento, estores, ar condicionado, rega e entretenimento, de facto, quase tudo numa casa.


O controlo é efectuado quer nos botões localmente, quer centralmente no painel, no telecomando ou no telemóvel. Caso a central seja desligada, todos os comandos locais e respectivas funcionalidades locais permanecem em funcionamento.


Disponibiliza a interligação com o protocolo X10, comunicando com luzes compatíveis X10, com equipamentos e aparelhos ligados à linha de alimentação eléctrica. Transmite sinais de infravermelho para qualquer aparelho como ar condicionado, televisores, sistemas de som e projetores. A Confort possui interfaces com sistemas de iluminação reconhecidos internacionalmente, como C-Bus , EIB / KNX , Dynalite ,VelbusLutron e Rako , bem como a Z-Wave (automação standard sem fio), oferecendo aos usuários o máximo de flexibilidade para usar a combinação mais adequada de subsistemas que se adequa a seu orçamento e gosto.


A Comfort interage com uma voz humana (não sintética), sendo operada através do teclado de qualquer telefone, dentro ou for a da Instalação, através de um sistema de Menu de Voz. O status real do estado das luzes ou outros aparelhos da casa são anunciados, permitindo decidir o que pretende fazer antes de inverter o estado de qualquer aparelho.


Os teclados da Comfort com a opção Armar com um toque e teclas de Atalho, tornam fácil a operação do sistema e também funcionam como intercomunicadores dentro das instalações.


Um controle remoto de mão, como o SUNWAVE, ou outros de mais baixo custo, pode comandar toda a casa, incluindo o sistema de segurança.


Programas horários podem ser definidos para desligar automaticamente luzes, ar condicionados ou outras aplicações, ou armar o sistema de segurança ou efectuar muitas outras funções que forem previamente programadas.


O menu de Controlo de Cenários pode ser programado para activar diversos cenários, como Noite, Estudo, Filmes, etc.


A Comfort pode ser controlada e monitorizada através do PC pela “Local Area Network” ou pela porta de série utilizando o software WizComfort (for Windows) e pelo Módulo de Comunicações Universal.


A Comfort pode ser acedida a partir da Internet utilizando o módulo Webserver Comfort.

Voicemail


A Comfort inclui um avançado Atendedor de Chamadas com até 8 caixas de voz pessoais que pode até ligar para o telemóvel quando uma nova mensagem for gravada na sua caixa de voz.


Cada utilizador pode aceder às suas mensagens usando o seu próprio código PIN no telefone residencial, telefone remoto ou teclado. Os usuários também podem deixar mensagens para outros membros da família sobre o teclado.


Um led no teclado acende quando surgem novas mensagens no sistema. Até 10 minutos de mensagens podem ser gravadas na memória de mensagem.


As Mensagens Lembrete da Comfort podem ser enviadas para o telefone ou para o telemóvel para lembrar acontecimentos regulares ou também actuar como o alarme de um relógio.



Controlo Remoto por Infravermelho

Confort pode ser controlado por um telecomando remoto infravermelho manual,

permitindo-lhe controlar qualquer dispositivo que é conectado ao sistema.



Video porteiro (intercomunicador)


O video porteiro exterior da casa pode ser atendido a partir de qualquer telefone da casa, servindo o mesmo para abrir a porta ou portão da casa. Quando ninguém está em casa, caso a segurança esteja armada no modo Away, o sistema pode ligar para o telefone móvel para deixá-lo falar com o visitante como se estivesse em casa, e permite a abertura da porta para os amigos, ou para o pessoal de entregas.


O sistema iDom coloca a tecnologia ao seu serviço, de forma simples e flexível!

Oferece-lhe a máxima segurança, conforto, eficiência energética e mobilidade, sendo ajustável às suas necessidades bem como ao seu estilo de vida.


O iDom é a solução para todas as aplicações de domótica:


Controlo de Iluminação

•Controlo total da iluminação de casa e do jardim.

•Regula intensidades, ajustando a iluminação de acordo com os níveis de luz natural em casa, ou por tempos de presença.

•Possibilidade de escolha de diferentes cenários de iluminação ou de dimming.

•Regulação de cores Led´s RGB.

•Maximiza a eficiência energética.

 

Controlo de Estores, Persianas e Motores        

•O controlo de persianas, estores e toldos tendo em conta a luminosidade, o vento e a chuva.

•Possibilidade de realizar o controlo de persianas e estores através programação horária ou simulação de presença.

•Permite abrir e fechar janelas/portas/portões motorizadas.

•Permite abrir e fechar coberturas de piscinas

•Maximiza a Segurança da casa. 

 

Controlo de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado

•Controlo automático e optimizado da climatização de acordo com a utilização do quarto ou das necessidades dos residentes.

•As janelas abertas bloqueiam o sistema de climatização.

•O sistema de ventilação reage à presença de pessoas no quarto.

•Controlo local ou remoto

•Maximiza a Eficiência Energética

 

Controlo de rega

•Controlo individual de cada zona de rega

•Controlo da rega por horário

•Gestão inteligente dos recursos hidráulicos, optimizando o nível de humidade existente no solo 

•Minimiza o Consumo de Água

 

 Monitorização de consumos de electricidade

•Análise e Gestão de consumos da habitação procurando resultados de optimização energética.

 

Segurança - Sistema Anti-intrusão

•Segurança implementada via alarme interno ou com integração de alarmes externos

•Detecção de presença

•Simulação de presença de pessoas em casa

 

Segurança - Alarmes técnicos

•Sensores de inundação com corte para electrovalvula de água

•Sensores de gás e sensor de fumo com corte para electrovalvula de gás

•Envio de alerta por SMS e email

 

Integração com Vídeo Porteiro

•Utilização de consola táctil para o sistema de vídeo porteiro

•Reencaminhamento para telemóvel

•Possibilidade visualização em qualquer ecrãn da casa

 

 Integração com sistema de vídeo vigilância (CCTV)

•Utilização de consola táctil também como sistema de monitorização de CCTV

•Possibilidade visualização em qualquer ecrãn da casa

•Possibilidade visualização pela internet.

 

  Integração de infra-estruturas Video/Som

•integração com sistemas de som

•integração com sistemas de video

•Interligação com cenários definidos pelo Utilizador

 

Activação de cenários

•Possibilidade de escolher qualquer cenário pré-definido de: iluminação, aberturas, de regulação térmica, chegar a casa, sair de casa, só com um click

 

Monitorização de estado dos diversos sensores

•Visualização dos diversos estado dos sensores

•Alerta de falhas do sistema

 

Criação de rotinas pelo utilizador

•Possibilidade de programação de rotinas para personalizar a instalação

 

Criação de cenários pelo utilizador

•Possibilidade de criação de cenários para personalizar a instalação

 

Interfaces

•Consola Táctil

•Mini Pad

•Internet

•Telemóvel

•Televisão

 

Controlo total remotamente

•Onde quer que esteja, a sua casa estará sempre à distância de uma tecla do seu telemóvel ou de um browser de internet

 

Sistema Configurável

•O sistema permite a re-configuração de todos os pontos da instalação de domótica em qualquer momento e de forma simples.

•Permite a ampliação do sistema e integração com novos equipamentos a instalar em casa

•Permite a criação de Cenários pelo Utilizador

•Permite a criação de Rotinas pelo Utilizador

•Permite a alteração de Parâmetros pelo Utilizador



Para o controlo dos dispositivos de domótica e segurança, existem os painéis tácteis de embutir na parede e os terminais móveis sem fios ou ainda os telefones móveis, com um interface gráfico de fácil utilização, que pode consistir numa visualização da planta da casa, ou em alternativa, uma visualização de botões por tipo de dispositivo.

O sistema iDom, utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência distribuída, utilizando para o efeito, comunicações baseadas em CAN desenhadas para sistemas críticos.


A comunicação entre os módulos iDom e a rede Ethernet é feita através de um módulo de roteamento chamado iDomGateway. Por sua vez este módulo e os restantes módulos iDom, comunicam através de um cabo UTP CAT5, utilizando o protocolo de comunicações DomatiCan, que permite velocidades de comunicação até 1000 kbps, dependendo da distância entre os quadros eléctricos.

O sistema iDom é um sistema de controlo transversal vocacionado para domótica e gestão técnica de edifícios. É um sistema inovador com inteligência distribuída e não necessita de computador para executar qualquer tarefa, seja ela simples ou complexa. Sendo um sistema modular pode ser aplicado em qualquer instalação, desde um pequeno T0, a um complexo de escritórios ou mesmo um centro comercial, pois pode controlar mais de 4 mil milhões de dispositivos no mesmo projecto.


É de salientar a completa abstracção de hardware, podendo correr teoricamente em qualquer hardware com suporte para C++, com ou sem sistema operativo. O protocolo de comunicações é baseado em CANBUS ideal para sistemas críticos de tempo real.

Outra mais valia é a facilidade de instalação que devido à tecnologia Plug & play permite a ligação instantânea a disposivos de controlo tais como telemóveis, painéis tácteis, entre outros.


O iDom é um sistema aberto que se encontra em constante evolução, podendo a qualquer momento serem adicionadas novas funcionalidades ou novos dispositivos.


Com o iDom pode criar um sistema ajustado às suas necessidades bem como ao seu estilo de vida. Escolha o nível de controlo, gestão de energia e funcionalidades de acordo com as suas exigências e budget.


É sem dúvida uma solução bastante versátil e flexível. Permite desenhar a casa que sempre sonhou com toda a segurança e conforto.

iDom Gateway é um módulo que permite a ligação BUS e ETHERNET. Permite ainda conexões através da porta Rs232 e Rs485 e expansões para outros equipamentos (GSM, RF) utilizando as duas slot disponíveis. Possui também entradas analógicas e saídas analógicas e digitais.



O iDom Collector EB é o módulo de entradas e alimentação de pequenos dispositivos. Faz a leitura de entradas (sensores, interruptores, etc.) e mantêm todo o sistema actualizado para que este execute as funções pré-programadas.

O KNX é um protocolo de comunicação entre módulos de uma instalação de domótica. Este protocolo é universal, seguido pelos principais fabricantes de equipamentos eléctricos. É assim possível combinar o melhor de cada um numa variedade imensa de opções pois a compatibilidade é garantida.


Desde a residência familiar ao edifício de escritórios, não há limite às possibilidades da gestão inteligente.


O KNX é a solução standard para os grandes projectos, pela fiabilidade e pela universalidade.


A Domopor tem técnicos certificados KNX, garantindo assim a qualidade dos projectos e instalações efectuadas.

Nos sistemas de automação e domótica X10, os módulos comunicam entre si de forma independente e através da rede eléctrica. Assim, não é necessária a instalação de cabos nem a execução de obras complexas para a sua implementação.

Um sistema deste tipo pode, portanto, ser instalado de raiz, na altura de construção ou posteriormente. Além disso, é uma solução escalável, que permite evoluções, sendo possível começar por uma base, apenas com o essencial, e depois ir fazendo as combinações desejadas.

Num sistema X10, as tarefas rotineiras podem ser programadas para que, através de qualquer PC, telefone ou telemóvel, se possam facilmente enviar comandos para controlar as luzes, estores eléctricos, sistemas de aquecimento, entre outros.

É possível comandar todos os equipamentos de uma residência via Internet: programar sequências de acções, simular uma presença em casa ou até recriar ambientes.

A enorme variedade de módulos X10 e de interfaces, a utilização da rede eléctrica existente como meio de transmissão, os preços baixos e a facilidade na instalação têm contribuído para o rápido sucesso do X10 nos EUA e Europa.

Não é contudo o sistema mais fiável, nem o mais versátil, pelo que acaba por ser uma solução residencial de baixo custo ou para implementação sobre uma instalação eléctrica convencional.

Diferentes tecnologias para diferentes soluções e exigências para uma infinidade de possibilidades

Cada solução requer o equipamento mais adequado.

Produtos de referência